jul
29
2016
Na década de 20, período pós-República, o Brasil passava por uma
fase de valorização de sua cultura. Assim, o samba, escolhido como
símbolo do país, foi a raiz da música popular brasileira. O ritmo
ficou conhecido como uma expressão cultural, que foi o elemento
central para a constituição da identidade nacional dentro e fora do
país. Está no imaginário popular por ser uma representação forte
de nosso passado, que permanece no presente e mantém o nacionalismo
vivo através dos séculos.
O gênero musical teve sua origem a partir das primeiras
manifestações culturais dos negros africanos escravizados, durante
o período de colonização do Brasil. A partir de 1888, nos períodos
de festas, a mistura musical de ex-escravos, que migraram do nordeste
para o Rio de Janeiro, se manifestava nos morros fluminenses. O
ritmo era chamado de chula, que na época se constituía como
qualquer verso cantado à base de violão, cavaquinho e flauta, além
de pandeiro e palmas. Mas já caracterizava o que conhecemos como
samba (TINHORÃO, 2004, p.263-267).
As festas no interior paulista contribuíram para o surgimento de um
samba diferente daquele tocado nas festas cariocas. Aqui as
manifestações eram em homenagem aos festejos de Pirapora do Bom
Jesus. De acordo com o site da prefeitura da cidade fazendeiros vinham de diversas partes, junto com seus escravos e se
reuniam em galpões para rezar e cantar ao Bom Jesus de Pirapora. A
partir da década de 1910, a presença crescente dessas manifestações
religiosas transformou a cidade de Pirapora num reduto de samba
paulista, fato que influenciou a criação dos futuros cordões
carnavalescos, que, por sua vez, deram origem às primeiras escolas
de samba paulistanas.
Em se tratando do crescimento da
cidade de São Paulo, é possível observar o nascimento e
desenvolvimento de diversas vertentes culturais, dentre elas, a
música. O samba paulistano, surgido em meados da década de 30,
configura-se como representação típica da cultura musical
paulistana, que trouxe consigo diversos representantes.
Nos bares de São Paulo, a música tinha como principal
característica o improviso e o coro. Além disso, o som recebia a
contribuição de instrumentos como o cavaquinho e o violão, ambos
de origem europeia, e da batida que vinha da influência africana do
gênero. Para o sambista e pesquisador Osvaldinho da Cuíca (2009,
p. 91-99), o momento de definição do samba paulistano foi o
movimento da cultura italiana na cidade, que mesclava o linguajar
imigrante em suas formas de fazer música. A influência italiana do
bairro da Mooca e o linguajar dos engraxates da Praça da Sé
caracterizaram o que ficou conhecido como “estilo gaiato”, marca
registrada do grupo de samba Demônios da Garoa, que completou 70
anos de carreira em 2013 e é um dos representantes da cultura
paulistana.
Demônios da Garoa e o estilo gaiato são os objetos de estudo de um Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. O grupo foi formado em
1943, mas só alcançou reconhecimento no programa de calouros A
Hora da Bomba, na rádio das Emissoras Unidas, em 1944. O
conjunto se consolidou no cenário musical brasileiro como principal
intérprete do compositor Adoniran Barbosa, a partir dos anos 50. As
primeiras músicas gravadas foram Malvina, ganhadora do
carnaval de 1951, e Joga a Chave, ganhadora do carnaval de
1952. O grupo se firmou como representante de um samba genuinamente
paulistano. O marco foi a música Trem das Onze que fez com
que os integrantes se tornassem campeões do concurso carnavalesco
promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, quando a cidade
completava 400 anos, em 1965.
Nesses 70 anos o grupo conquistou diversos prêmios, como por
exemplo: Rei Majestade, Roquete Pinto, Chico Viola, Prêmio Sharp de
Música, Prêmio Ari Barroso, Chave de São Paulo, entre outros. Além
disso, em 1994, entrou para o Guinness Book como Conjunto
Vocal Mais Antigo da América Latina em Atividade.
O resultado desse projeto pode ser conferido abaixo:
O resultado desse projeto pode ser conferido abaixo:
Autoras:
Domitila Gonzalez
Danielle Andrade
Rejane Santos
Rebeca Rodrigues
Taís Souza
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