Demônios da Garoa - Samba de Gaiato

 Na década de 20, período pós-República, o Brasil passava por uma fase de valorização de sua cultura. Assim, o samba, escolhido como símbolo do país, foi a raiz da música popular brasileira. O ritmo ficou conhecido como uma expressão cultural, que foi o elemento central para a constituição da identidade nacional dentro e fora do país. Está no imaginário popular por ser uma representação forte de nosso passado, que permanece no presente e mantém o nacionalismo vivo através dos séculos.
O gênero musical teve sua origem a partir das primeiras manifestações culturais dos negros africanos escravizados, durante o período de colonização do Brasil. A partir de 1888, nos períodos de festas, a mistura musical de ex-escravos, que migraram do nordeste para o Rio de Janeiro, se manifestava nos morros fluminenses. O ritmo era chamado de chula, que na época se constituía como qualquer verso cantado à base de violão, cavaquinho e flauta, além de pandeiro e palmas. Mas já caracterizava o que conhecemos como samba (TINHORÃO, 2004, p.263-267).
As festas no interior paulista contribuíram para o surgimento de um samba diferente daquele tocado nas festas cariocas. Aqui as manifestações eram em homenagem aos festejos de Pirapora do Bom Jesus. De acordo com o site da prefeitura da cidade fazendeiros vinham de diversas partes, junto com seus escravos e se reuniam em galpões para rezar e cantar ao Bom Jesus de Pirapora. A partir da década de 1910, a presença crescente dessas manifestações religiosas transformou a cidade de Pirapora num reduto de samba paulista, fato que influenciou a criação dos futuros cordões carnavalescos, que, por sua vez, deram origem às primeiras escolas de samba paulistanas.
Em se tratando do crescimento da cidade de São Paulo, é possível observar o nascimento e desenvolvimento de diversas vertentes culturais, dentre elas, a música. O samba paulistano, surgido em meados da década de 30, configura-se como representação típica da cultura musical paulistana, que trouxe consigo diversos representantes.
Nos bares de São Paulo, a música tinha como principal característica o improviso e o coro. Além disso, o som recebia a contribuição de instrumentos como o cavaquinho e o violão, ambos de origem europeia, e da batida que vinha da influência africana do gênero. Para o sambista e pesquisador Osvaldinho da Cuíca (2009, p. 91-99), o momento de definição do samba paulistano foi o movimento da cultura italiana na cidade, que mesclava o linguajar imigrante em suas formas de fazer música. A influência italiana do bairro da Mooca e o linguajar dos engraxates da Praça da Sé caracterizaram o que ficou conhecido como “estilo gaiato”, marca registrada do grupo de samba Demônios da Garoa, que completou 70 anos de carreira em 2013 e é um dos representantes da cultura paulistana.
Demônios da Garoa e o estilo gaiato são os objetos de estudo de um Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. O grupo foi formado em 1943, mas só alcançou reconhecimento no programa de calouros A Hora da Bomba, na rádio das Emissoras Unidas, em 1944. O conjunto se consolidou no cenário musical brasileiro como principal intérprete do compositor Adoniran Barbosa, a partir dos anos 50. As primeiras músicas gravadas foram Malvina, ganhadora do carnaval de 1951, e Joga a Chave, ganhadora do carnaval de 1952. O grupo se firmou como representante de um samba genuinamente paulistano. O marco foi a música Trem das Onze que fez com que os integrantes se tornassem campeões do concurso carnavalesco promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, quando a cidade completava 400 anos, em 1965.
Nesses 70 anos o grupo conquistou diversos prêmios, como por exemplo: Rei Majestade, Roquete Pinto, Chico Viola, Prêmio Sharp de Música, Prêmio Ari Barroso, Chave de São Paulo, entre outros. Além disso, em 1994, entrou para o Guinness Book como Conjunto Vocal Mais Antigo da América Latina em Atividade.

O resultado desse projeto pode ser conferido abaixo:




Autoras:
Domitila Gonzalez
Danielle Andrade
Rejane Santos
Rebeca Rodrigues
Taís Souza

0 comentários:

Postar um comentário