Livro: A Insustentável Leveza do Ser

Autor: Milan Kundera
Data de publicação: 1984
Editora: Nova Franteira
Páginas: 314


Minha história com esse livro é muito interessante. Porque é dessas obras que todo mundo te manda ler, que é maravilhosa e muda a vida das pessoas. Eu levei fé e decidi marcar como desejado no Skoob. Diretamente foi postado no meu Twitter que gostaria de ler  "Insustentável Leveza do Ser", de Milan Kundera. Recebi uma curtida no tweet. Fiquei com aquilo na cabeça.

No dia seguinte, chego no trabalho e me deparo com o livro na minha mesa. O amigo que curtiu meu tweet me trouxe o exemplar. É daqueles amarelados pelo tempo, que precisamos manusear com delicadeza de não se desfaz. Eu fiquei encantada e aquele momento me caiu como um sinal. Era tempo de ler Milan Kundera.

Definitivamente é o título de livro mais bonito que já se viu. É um dos meus favoritos. E me intriga, pois eu não conseguia entender muito bem o que significava isso. Eu tinha que ler esse livro naquele momento. Pois bem.

A história se passa na Primavera de Praga, então Tchecoslováquia, em 1968. Nessa época o país estava dominado pela União Soviética. A consequência desse período na vida dos personagens é retratada no livro. Eles são quatro: Tereza e Tomas, Sabina e Franz, que representam a leveza e peso.

Os quatro personagens representam a dicotomia entre leveza e peso. Encontro de Tereza e Thomas foi uma sucessão de acasos. Thomas não se prende a ninguém e é mulherengo, mas diz amar Tereza. Esta carrega o peso de viver. quer se ligar a alguém e se preocupa com seu corpo.
"O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)."
Sabina mostra a leveza do ser, a liberdade. É a personagem mais leve e sente fascínio pela traição. Não só amorosa, mas com o pai, tradições, regras...
"Mas o que é trair? Trais é sair da ordem. Trair é sair da ordem e partir para o desconhecido. Sabina não conhece nada mais belo que partir para o desconhecido."
Franz é preso a um casamento e trai a esposa com Sabina, mas busca ser livre é o sonhador do romance. Ele busca se envolver com algo, está cansado da sua vida. É um exemplo de leveza insustentável. Não está satisfeito com sua leveza de viver.

Kundera usa a teoria do eterno retorno de Friedrich Nietzsche, que questiona a ordem das coisas. Cita também Parmênides, que no século VI antes de Cristo, dividiu o universo em duplas de contrários, como por exemplo, grosso e fino, quente e frio, luz e escuridão, etc. Mas o que seria positivo, o peso ou a leveza? Para Parmênides o leve é positivo, já o pesado é negativo.
"Teria ou não razão? Essa é a questão. Uma coisa é certa. A contradição pesado-leve é a mais misteriosa e a mais ambígua de todas as contradições."
Qual das duas formas de vida escolher? Essa é questão imposta no livro. Assim, Kundera ilustra seu questionamento apresentação o relacionamentos dos quatro personagens. A despreocupação  de alguns e o envolvimento de outros. Quanto mais pesada a vida, mais real ela é.






0 comentários:

Postar um comentário