Filme: A Vida de David Gale

Filme emocionante que mostra como uma ideia para acabar com a pena de morte no Texas foi tão bem articulada, mas não alcançou os objetivos. Pessoas que não tem mais nada a perder na vida, planejam dar fim à pena de morte e criticam o sistema prisional acabando com a própria vida. A crítica ao sistema prisional e a pena de morte são as ideias centrais. Para ilustrar isso contam a história do professor universitário e ativista David Gale que é acusado de estupro e assassinato. Porem, tudo não passa de um plano para provar como o sistema prisional e a pena de morte são falhos, já que ele é inocente, pois Constance sua colega e também ativista se matou. Gale e um cúmplice filmaram tudo. A ideia era mostrar a fita depois que Gale fosse condenado e morto.
O sacrifício por um bem maior, me é visto como inconseqüente, já que os mortos não saberiam o resultado. O plano é tão bem arquitetado que a jornalista que foi chamada, pelo próprio Gale para provar sua inocência acredita que ele não matou Constance. Os acontecimentos são muito atuais, desde a separação de Gale e sua esposa até a pena de morte. Apesar de não vermos pessoas se matando para criticar algo ou acabarem com um sistema todos os dias, nós vemos.
Todo e qualquer crime cometido no Brasil é discutido levando-se em consideração a pena de morte. As pessoas se sentem no direito de acusar, sem nem mesmo entender os fatos. Julgar é fácil enquanto minha barriga não dói. A opinião é sempre a mesma: o criminoso deve morrer e, nós cidadãos de bem, viver em paz no nosso jardim florido.
Aqui no Brasil não temos pena de morte, o que acho razoável, já que nem furto de margarina é devidamente julgado. O que para alguns a pena de morte é justa para outros não o é. Acredito que a solução estaria para o acusado e condenado à morte, que estaria livre do sofrimento da prisão e acusações da sociedade. Já quem morreu injustamente não estaria mais com seus familiares. O que deve ser feito é evitar mortes e violência, não exterminar pessoas para se ver livre do problema. A maioria dos que cometem crimes, o fazem, por não ter outro meio de viver. A solução está em auxiliar a vida dos que necessitam.

Análise segundo questões da disciplina Éticas e Bases Humanas.

0 comentários:

Postar um comentário